top of page
Buscar

Trombose venosa profunda / Síndrome pós-trombótica / Flebite

  • Foto do escritor: Andréa Kafejian
    Andréa Kafejian
  • 16 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de jan.

A trombose venosa profunda é a obstrução de uma veia por coágulo, este pode se soltar e levar a embolia pulmonar que muitas vezes pode levar à morte.


Desconfie de trombose quando ocorrer um edema súbito na perna, dor na panturrilha, endurecimento da panturrilha, se isto ocorrer procure um especialista ou um pronto atendimento.


A trombose pode ocorrer sem uma causa aparente, ou em pós-operatório de diversos procedimentos cirúrgicos, imobilizações prolongadas, viagens longas de carro, ônibus ou avião, pacientes acamados, uso de anticoncepcional, trombofilias (alterações da coagulação sanguínea em indivíduos que apresentam esta condição, e muitas vezes não sabem) entre outras.


A flebite é uma obstrução de uma veia por coágulo, porém em uma veia superficial.


A Síndrome pós-trombótica é uma situação que ocorre após o paciente ter tido uma trombose, o paciente poderá ter um quadro de insuficiência venosa crônica, com varizes secundárias, escurecimento da pele, edema e úlceras de perna podem surgir.


Como é feita a avaliação do paciente com trombose venosa?


Avaliação clínica e seguida de exame de Doppler venoso colorido de ondas pulsáteis, que irá confirmar ou excluir a suspeita clínica.


Tratamento da Trombose Venosa profunda:


Na maioria dos casos o tratamento é feito pela utilização de anticoagulantes que irão evitar a progressão da doença, e a embolia pulmonar, diminuindo as alterações da síndrome pós-trombótica. O uso de meia elástica também é preconizado.


Além do tratamento da trombose, deve-se pesquisar a causa ou o fator desencadeante que levou à trombose, é de fundamental importância para evitar novos quadros.


Endovascular - não é o tratamento de escolha, porém em alguns casos de tromboses de veias maiores que levam a um quadro grave de trombose extensa do membro, pode ser utilizado, onde por meio de cateter e substâncias fibrinolíticas realiza-se a desobstrução da veia.


Atenção!

Se tiver edema e dor súbita no membro, com endurecimento da panturrilha, procure o especialista ou o pronto atendimento. Nos casos de pós-operatório , longas viagens ou imobilizações, como gesso, robofoot e estes sintomas, procure atendimento.


-


Profa Dra. Andréa Paula Kafejian Haddad

CRM 65244 | RQE 101.655

 
 
 

Comments


LOGO DRA ANDREA.png
bottom of page