Inverno chegou: e a sua circulação, como fica?
- Andréa Kafejian
- 15 de jul.
- 1 min de leitura

Com a queda das temperaturas, é comum percebermos que mãos e pés ficam mais frios, roxos ou com sensação de formigamento. Isso acontece porque o frio provoca uma vasoconstrição natural, ou seja, os vasos sanguíneos se contraem para conservar o calor do corpo. Para quem já tem algum problema circulatório, como má circulação, obstrução das artérias mesmo que sem sintomas até então , pode ter o quadro descompensado , com surgimento ou piora dos sintomas.
Nessa época, é fundamental manter alguns cuidados simples: movimentar-se regularmente, evitar ficar longos períodos sentado ou em pé parado, hidratar-se bem mesmo sem sentir sede e usar roupas que evitem a perda do calor, proteger os pés e as mãos que são os que mais sofrem (com uso de luvas e meias) mas que não apertem demais, como meias de compressão com orientação médica.
Se você percebe que o frio intensifica a dor, o peso nas pernas ou a coloração anormal da pele, formigamentos , dormência é hora de conversar com um especialista. O acompanhamento vascular é essencial para identificar e tratar precocemente qualquer alteração. Cuidar da sua circulação é cuidar da sua saúde todos os dias, faça frio ou calor.
-
Profa Dra. Andréa Paula Kafejian
CRM 65244 | RQE 101.655




Comentários